Views

Protege Cópia

O que é um MSL - Medical Science Liaison?

O que é um MSL - Medical Science Liaison?

Na era da medicina personalizada, os produtos farmacêuticos estão cada vez mais complexos. Tais avanços tem ressaltado o papel do MSL na troca de informações com os líderes de opinião.

O papel do MSL, que surgiu para suprir uma necessidade específica da indústria farmacêutica, mudou drasticamente no decorrer dos anos, e consequentemente o perfil deste profissional também mudou. A função do MSL tem ido mais além, e serve como uma ponte entre diferentes áreas da indústria farmacêutica, tais como a área clínica, científica e comercial. O impacto da função no sucesso do desenvolvimento e implementação de um novo fármaco ou produto é indiscutível. No Brasil, os MSL são profissionais da área da saúde, na maioria das vezes com especialização e/ou pós-graduação, muitas vezes com experiência no exterior. Neste ambiente bastante dinâmico e desafiador, cabe ao MSL a função de fomentar a troca de informações científicas complexas e equilibrar os objetivos clínicos com as oportunidades de negócios. No fim, quem sai ganhando é o paciente.

Títulos sobre o tema:

    e-Book - Série MSL - Volume 02 - Como Tornar-se um MSL - Medical Science Liaison     e-Book - Série MSL - Volume 01 - Medical Science Liaison - Função na Indústria Farmacêutica, de Biotecnologia e de Dispositivos Médicos

O Medical Science Liaison (MSL) é um profissional com sólida formação científica que trabalha como consultor científico na Indústria Farmacêutica e de dispositivos médicos. Este profissional promove a troca de informações científicas entre a empresa que está desenvolvendo novos produtos e os profissionais que atuam na área de saúde.
O que é um DOL - Digital Opinion Leader?

O que é um KOL - Key Opinion Leaders?

O que é um DKOL - Digital Key Opinion Leaders?

Na verdade, a etimologia de liaison remonta ao termo latino ligare, cuja forma tardia (ligatio) deu origem ao francês liaison. Hoje, o termo pode ser empregado em diversas situações em alguns idiomas (especialmente em inglês e francês) significando "ligação", "elo", "relacionamento". Portanto, a figura do liaison repousa sobre a ideia de alguém cuja função é capaz de unir / ligar / relacionar, ou seja, juntar partes para que funcionem bem através de um elo comum - como a peça que faz a engrenagem girar. 

A profissão de MSL foi estabelecida no final da década de 1960 nos Estados Unidos para suprir uma necessidade de atendimento de uma Indústria Farmacêutica, a Upjohn Company, do mercado local. Na época, o MSL tinha seu trabalho limitado à orientação técnica para apoio dos Representantes de Vendas, com foco de atuação direcionada à comunidade médica. Assim, havia a necessidade desse profissional ter a formação médica. Com o passar dos anos, a profissão foi evoluindo e hoje a função do MSL engloba funções diversas. O MSL passou a exercer um caráter estratégico no desenvolvimento e introdução de novos produtos.


Apesar de ser uma profissão pouco conhecido no Brasil, o trabalho do MSL propicia um ambiente desafiador, com boas oportunidades de crescimento profissional. Entre os atrativos da vaga estão o cunho científico da profissão, a remuneração e a possibilidade de seguir uma carreira corporativa na Indústria Farmacêutica

Como o ambiente é bastante dinâmico, a frequência das atividades desenvolvidas pelo MSL podem variar conforme a fase de desenvolvimento do novo produto e do alinhamento com os diferentes times. Dentre as principais atividades desenvolvidas pelo MSL estão: 1) visitar líderes de opinião já conhecidos e identificar novos líderes de opinião; 2) manter-se atualizados; e 3) ministrar palestras para grupos de profissionais.

MSL é o profissional que entra em contato com os KOLs - Líderes de Opinião - da saúde para informá-los a respeito de estudos realizados antes mesmo do lançamento de um medicamento. Essa abordagem tem um perfil técnico, onde o assunto são as moléculas, e não comercial, sem menção de marca.

Há pouco tempo esta função era exercida exclusivamente por médicos. Atualmente o cargo pode ser ocupado por biomédicos, biólogos, fisioterapeutas e dentistas, com doutorado, etc... A remuneração varia entre 15 mil a 18 mil reais.

MSL é um profissional com conhecimentos multidisciplinares, atualizado especialmente em pesquisa clínica. A maior parte dos MSLs têm um patamar científico alto tal como MD, PHD PharmD ou cursos específicos de capacitação ou especialização.

MSL é um profissional de relacionamento científico. É um profissional cujo trabalho está fora da empresa, fora do escritório, basicamente na rua. Entre 50% e 70% do seu é dedicado a essa função que é o ponto fucral do trabalho. Visitas a profissionais em consultórios, hospitais, clínicas, laboratórios, fazer apresentações em eventos, treinamentos técnicos, discussões temáticas, dirimir dúvidas, repassar para a empresa relatos de eventos adversos e propor soluções para os clientes. Tudo baseado no que foi publicado em revistas científicas sobre o produto ou a área terapêutica. Sua profissão inclui deslocamento no trânsito, deslocamento aéreo, participação em congressos locais, nacionais e eventualmente internacionais. Mobilidade é fundamental. Tudo precedido de registro das atividades para acompanhamento.

Nos demais 30% do tempo, em geral, o MSL investe em leitura e educação continuada, treinamentos internos ou externos, planejamento de agenda, elaboração de relatórios e preparação de material para apresentações. Reuniões presenciais ou não, periódicas com a equipe ou com o gerente médico também fazem parte desta preparação.

Uma das dúvidas mais frequentes diz respeito a que tipo de pesquisa clínica o MSL faz. Bem, na verdade, ele não é um pesquisador. O MSL, sendo um focal point of contact com os centros de pesquisa e profissionais de saúde, seu trabalho é majoritariamente entender a necessidade ou a oportunidade que um profissional ou uma instituição apresenta para realização de pesquisa clínica e pode então servir de parceiro para dar suporte em nome da empresa para que determinada pesquisa de iniciativa do investigador (IIT ou investigator initiated trial) para prover fundos ou recursos para dar suporte à execução de uma investigação autoral.


A função de MSL não é fácil. É bastante cansativa e depende de energia, planejamento, bom sono, boa alimentação e sola de sapato. É muito dinâmica também e isto exige disciplina, organização, uma agenda bem controlada e disponibilidade para viagens. Também precisa ser capaz de entender profundamente os assuntos pertinentes ao seu trabalho, pois as questões muitas vezes se apresentam ao vivo, ou seja, durante esses encontros. Tanto as funções específicas e a proporção do tempo investido em cada tarefa vão variar conforme a empresa e a área terapêutica. A família também precisa estar muito alinhada, porque a sua ausência vai ser muito presente. Isto pode ser um problema caso o trabalho interfira negativamente na sua vida pessoal ou vice-versa.

MSL - Medical Science Liaison 

MSL - Medical Science Liaison


O que é um MSL - Medical Science Liaison?






MSL - Medical Science Liaison






Perfis no Linkedin - MSL - Medical Science Liaison







MSL - Medical Science Liaison - Aprenda um Pouco Mais Sobre eles





Comente e compartilhe este artigo!

⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário