Views

Protege Cópia

O que é o ROI - Return on Investment?

O que é o ROI - Return on Investment?

Em finanças, o retorno sobre o investimento, ROI - Return On Investment, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido. Também é chamado taxa de retorno, ROR - Rate of Return, taxa de lucro ou simplesmente retorno.

Existem três formulações possíveis de taxa de retorno

O retorno efetivo serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento, aferido a posteriori. O retorno previsto serve como medida ex ante do desempenho de um investimento; é a sua taxa implícita ou interna de retorno, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo.

A taxa de retorno exigida é a que permite determinar o valor de um investimento. De fato, o valor de um investimento é o equivalente atual do seu futuro fluxo de caixa, sendo este convertido em equivalente atual (ou atualizados) justamente à taxa de retorno exigida. Baseia-se na ideia de que qualquer investimento deve proporcionar uma taxa de retorno igual a uma taxa sem riscos acrescida de um prêmio de risco em função do grau de incerteza que afeta o futuro fluxo de caixa do investimento.

A taxa de retorno previsto está em função do preço (ou custo) do investimento e do futuro fluxo de caixa atribuível ao investimento. Sendo este fluxo de caixa incerto, resulta que a taxa de retorno prevista também será incerta, apresentando-se como uma variável aleatória. Aqui reside o risco, que precisará ser medido, para ser tido em conta na estimativa dos prêmios de risco inclusas nas taxas de retorno exigidas.

O montante de dinheiro ganho ou perdido é referido como juros, lucros ou prejuízos, ganhos ou perdas ou ainda rendimento líquido ou perdas líquidas. O dinheiro investido pode ser referido como ativo, capital, principal ou custo básico do investimento. O ROI é geralmente expresso como percentagem

A concretização das estratégias organizacionais de uma empresa está dependente da gestão adequada de projetos, programas e portfólios. Nesse sentido, a responsabilidade financeira aumenta permanentemente e a sua mensuração é obrigatória. Embora hoje, o uso desta ferramenta de análise seja generalizado a todo o tipo de investimentos, o cálculo do ROI não é uma moda recente. Já em 1920 a Harvard Business Review referia o ROI como a medida de análise essencial para se conhecer o valor do resultado do investimento de capital.

O seu conhecimento antecipado tem um impacto importante não só no seio da organização que gere o processo do investimento, como também junto de potenciais investidores.